Pescadores de gente

|
Hoje de manhã, no discipulado, aprendi uma ilustração bem bacana de nossa missão aqui na Terra. Eu achei legal, e quis compartilhar com vocês, pra continuar making difference. :P

"Jesus disse: - Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente." Mateus 4.19

Jesus apenas pediu para que O seguissem. Tornar-nos pescadores de gente era tarefa Dele. Isto não foi dito apenas aos apóstolos, pastores, ou a alguns missionários. Você está indo com Jesus? Então devemos estar pescando.
Muitas pessoas ficam se desculpando: "não sei o suficiente para evangelizar." Como assim não sabe? Se sabemos o suficiente para sermos salvos, sabemos o suficiente para levar alguém a Jesus.

Um pai leva um filho para pescar num pequeno lago perto de sua casa, preparado para o tipo de peixe daquele lago. Chegando lá, ele ensina o filho qual isca usará, como colocá-la no anzol e a lançar a vara na água. Então, o primeiro peixe morde a isca, por mais que o menino tentasse puxar sozinho, ele precisa da ajuda de seu pai. Quando ele ficar um pouco mais velho, poderá pescar no mar por sua própria conta. O método de pesca irá variar para cada lugar e tipo de peixe, mas há alguns princípios básicos:

- obediência
Jesus ensinou muitas coisas aos seus discípulos, preparando-os para seu futuro trabalho. Aprenderam a orar, a entender a Palavra, e prometeu que o Espírito Santo os ajudaria.
É preciso que tenhamos comunhão íntima com Deus, para conhecer e seguir suas instruções durante a pesca. Se quisermos ser usados por Deus, não devemos esquecer de nosso momento com Ele, nosso devocional, nossa oração e leitura bíblica diária.

- método básico
Assim como o menino colocou a isca na água para o peixar a pegar, devemos mostrar Jesus aos que não o conhecem. O método mais simples é contar como você conheceu Jesus e como ele satisfez suas necessidades. É como apresentar um amigo a outro. Faça as pessoas entenderem que ser cristão não é fazer algo, mas receber alguém: Jesus.
Mantenha-se nos bastidores; é Jesus quem deve aparecer, e não você.

- apetrechos
Um pescador não usa apenas a isca e o anzol para pescar, ele tem todo um preparo. É preciso conhecer a Palavra, e acreditar nela. Ter alguns versículos em mente, decorados e aprendidos, é muito importante para comprovar o que dizemos. Se você não tiver em mente, anote os que você sabe que irá precisar para fazer as pessoas entenderem. Importante deixar que as pessoas leiam a Palavra, apenas indique e deixe que elas leiam.

- puxar o pescado
Assim como o menino precisou de ajuda para puxar o peixe, precisamos de ajuda para pescar alguém para Jesus. Não importa o nosso esforço, a pessoa só será pescada para Jesus se tivermos a ajuda do Espírito Santo. Em pessoas cheias do Espírito Santo que Deus opera. Deu pra entender? O Espírito Santo nos ajudará a levar a pessoa a Jesus, que por sua parte, levará a pessoa a Deus. Para sermos eficazes, nossas palavras, pensamentos e atitudes devem ser guiados pelo Espírito Santo; assim falando com a pessoa certa na hora certa.

O mundo é como se o lago onde o menino e o pai pescavam tivesse de ser drenado em poucas semanas. Todos os peixes não pescados morreriam assim que a água fosse tirada, e os peixes pescados seriam enviados a um lago preparado pelo pai.

É isso aí galera, chame o nosso Pai e bora pra pescaria, hihi. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário